Cidade

Francinópolis um município brasileiro do Estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 06°23'45" sul e a uma longitude 42°15'43" oeste, estando a uma altitude de 245 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5.225 habitantes.

No mês de julho e outubro acontecem os festejos da cidade de Francinópolis. Seu padroeiro oficial é São Francisco de Assis.

Francinópolis fica a cerca de 186 km da Capital Teresina, e 25 km do município de Elesbão Veloso.

 

História

Antigo povoado Papagaio, formado a partir do estabelecimento de retirantes das secas do Ceará. Foi emancipado através da lei nº 2.112, de 12 de junho de 1961. Em 01 de maio de 1962 passou oficialmente ao status de cidade de Francinópolis.

 

Administração Pública

 

Poder Executivo

O atual prefeito de Francinópolis é Paulo César Rodrigues de Morais, do PP, natural desta cidade, Servidor Público Estadual - Delegado de Polícia, bacharel em direito, Advogado licenciado, eleito em 2016 pela primeira vez como prefeito e reeleito em 2020. Na eleição de 2020, teve o apoio dos partidos MDB e PT, que formaram a coligação "para o progresso continuar".

 

A vice prefeita é a senhora Celerinda Soares de Mesquista, servidora pública aposentada. Dona Celi como é conhecida é filiada ao MDB. Esse é seu segundo mandato como vice prefeita.

 

Poder Legislativo

O Poder Legislativo é representado pela câmara municipal, composta por nove vereadores com mandato de 4 anos. Cabe aos vereadores na Câmara Municipal de Francinópolis, especialmente fiscalizar orçamento do município, além de elaborar projetos de lei fundamentais à administração, ao Executivo e principalmente para beneficiar a comunidade.