Francinópolis mais uma vez lidera o quadro de medalhas na II edição Jogos estudantis.

Postada em 20/11/2016

Foi realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro na Cidade de Barra D’Alcântara a II Edição dos Jogos Estudantis, maior evento estudantil do centro sul piauiense, com a participação das cidades de Francinópolis, Tanque do Piauí, Elesbão Veloso, Várzea Grande e Barra D’Alcântara. Este ano tivemos apenas as participações de três delegações, Francinópolis, Tanque do Piauí e Barra D’Alcântara.

Na abertura tivemos a participação das autoridades dos municípios que compõe o GE5 e dos atletas organizados em delegações, sendo todos apresentados na quadra de esporte da Unidade Escolar Francisco Guedeso para que o público os conhecessem e já criassem o clima de competição que viriam a acontecer nos dias seguintes. A cerimônia de abertura contou ainda, com desfile dos diretores, coordenadores e atletas das escolas participantes, além do momento mais esperando, que foi a chegada da tocha e o acendimento da pira olímpica, que percorreu as ruas da cidade, simbolizando o congraçamento das escolas integrantes do campeonato.

Durante as provas de atletismo, que foram realizadas no campo de futebol local, os atletas se revezavam nas modalidades e o público conhecia os talentos de cada município e, na primeira  edição dos Jogos Estudantis realizado na cidade de Tanque do Piauí Francinópolis dominou as competições e conquistou maior número de medalhas em todas as atividades com um amplo domínio sobre as outras delegações, este ano continuou seu domínio  totalizando no geral 53 medalhas, sendo 21 de ouro, 17 de prata e 15 de bronze superando seu recorde atual.

Nas partidas de futsal realizadas na quadra de esportes da Unidade Escolar Francisco Guedeso o domínio continuou e Francinópolis conquistou vários troféus nas categorias disputadas, tanto masculino quanto feminino.

Entre as modalidades dos jogos disputados estão: atletismo, arremesso de peso, salto à distância, corrida, corrida com revezamento e Futsal em três categorias: A (9 a 11 ano); B (12 a 14 anos) e C (15 a 17 anos).

Para Prefeita de Francinópolis, Socorro Bandeira, o momento era de muita alegria e parabenizou todos pela organização do evento e ressaltou a importância que os jogos estudantis é para nossos jovens. “O evento foi bem organizado. O Departamento de Esporte de Francinópolis grande responsável pelos trabalhos realizados contou com o total apoio da prefeitura e da Secretaria de Educação. Mas a grande vitória desse evento foi integrar a juventude através do esporte para estimular a prática esportiva nas instituições de ensino da rede municipal e distanciar os jovens do uso de drogas”, disse a prefeita.

A Secretária Municipal de Educação de Francinópolis, Eliane Morais, disse que isso prova o papel que a prefeita vem fazendo na condução do esporte no município. “Nosso município se destacou liderando o quadro de medalhas, mostrando que o esporte é forte em nossa cidade e que o poder público tem feito muito. Ficamos satisfeitos com a organização, sabemos que é muito importante essa competição para o nosso município. Tivemos um campeonato de paz, com tranquilidade e eu quero agradecer ao chefe do Departamento de Esporte e Lazer de Francinópolis, Benedito Chaves e toda equipe da Secretaria de Educação por ter trabalhado incessantemente para que obtivéssemos o bom êxito, assim como parabenizo a todos os municípios participantes”, conclui Eliane.

Como as cidades de Várzea Grande e Elesbão Veloso não competiram nos jogos deste ano, e as cidades de Taque do Piauí e Barra da Alcântara já sediaram o evento, automaticamente Francinópolis será a sede dos Jogos Estudantis de 2017 que assumirá a  responsabilidade de repetir o sucesso dos jogos ano que vem.

Image title