Secretaria de Saúde realiza testes da orelinha e linguinha.

Postada em 07/07/2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Francinópolis, através do Nasf – Núcleo de Apoio a Saúde da Família – por meio do setor de Fonoaudiologia realizou nesta segunda-feira o teste da orelhinha e o da linguinha em 12 bebês de 0 a 3 meses. O teste foi realizado pela fonoaudióloga Jamila Raiana Pinheiro.

Sobre os testes:

Teste da Linguinha

O Teste da Linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.

Testa da Orelhinha

É um exame importante para detectar se o recém-nascido apresenta problemas de audição. É recomendado que o bebê seja submetido à avaliação antes do primeiro trimestre de vida, a sua execução é indolor e não tem contraindicação. O exame baseia-se na produção de certo estímulo sonoro, bem como na percepção do retorno desse estímulo (eco). No caso de suspeita de alguma anormalidade após a realização da triagem auditiva neonatal, o bebê é submetido a exames complementares para, então, se chegar ao diagnóstico da perda auditiva.