SEMEC realiza entrega semanal de atividades impressas dos Programas "Se Liga e Acelera"

Postada em 23/07/2021

O Programa Municipal de Correção de Fluxo, funciona na Escola Municipal Teresa Soares Feitosa. 
 para alunos da zona urbana, conforme agendamento para evitar aglomerações de pessoas. E na zona rural, os alunos recebem em casa.

O programa de correção de fluxo é um projeto do Instituto Ayrton Senna e tem com objetivo corrigir a distorção idade série existente na rede pública decorrente das reprovações e evasão escolar. O objetivo é alfabetizar crianças que repetem de ano porque não sabem ler nem escrever. Assim, elas podem freqüentar o Acelera Brasil e depois retornar à rede regular.


Entenda melhor os programas:
O “Se Liga” ajuda a corrigir o fluxo escolar no Ensino Fundamental. O objetivo é combater o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar. Em menos de 12 meses, o programa alfabetiza crianças que repetem o ano porque não sabem ler nem escrever. A meta é que elas se tornem aptas a frequentar outro programa oferecido em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o “Acelera Brasil”.


O “Acelera” também combate a repetência - que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno freqüenta. Além disso, ele visa a diminuição dos índices de abandono da escola. Alunos do “Acelera” chegam a realizar duas séries em um único ano letivo. No entanto, isso depende do seu aproveitamento, pois não se trata de uma espécie de “promoção automática”, mas de um método que incentiva o estudante a alcançar, em um ano, o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que ele possa avançar em sua escolaridade.



Compartilhar no WhatsApp