SEMEC realiza aplicação das provas da 1ª fase da OBMEP

Postada em 23/07/2021

A SEMEC iniciou, nessa terça-feira (20) de julho, o primeiro dia das provas referentes à primeira fase da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As provas foram realizadas entre os dias 20 e 21 de julho na escola Rosa Dantas da Fonseca. 

Em razão da pandemia, a organização da olimpíada fez algumas alterações quanto às regras de aplicação das provas na primeira fase, ou seja, foi permitida a opção pela aplicação de forma presencial ou remota. E poderão ser realizadas pelas escolas entre os dias 30 de junho a 03 de agosto. 

O calendário da 16ª edição ampliou as datas de aplicação das provas pelas escolas permitindo uma melhor adequação de horários e organização dos estudantes, pois nas edições anteriores o exame era realizado em dia único.

A escola da rede municipal de Francinopolis, Antonio Xavier, que esta temporariamente instalada na escola Rosa Dantas da Fonseca, optou pela aplicação presencial, onde mais de 50% dos estudantes participaram da 1ª fase da OBMEP. 

A diretora da escola, Maria Moura, ressaltou que a aplicação das provas foi organizada após consulta à comunidade escolar: “No primeiro momento consultamos as famílias se aceitavam fazer a prova presencial seguindo todos os protocolos higienicossanitários, como o distanciamento entre os estudantes, e 60% aceitaram a proposta para que a aplicação ocorresse de forma presencial. Todos que optaram por vir à escola já realizaram a 1ª fase da olimpíada”.

 Seguem as datas das fases seguintes:

 01 de julho a 11 de agosto: Período para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase, por meio dos Correios ou aplicativo.

 09 de setembro: divulgação dos classificados para a 2ª fase.

06 de Novembro: aplicação da 2º fase



Compartilhar no WhatsApp

Fotos