SEMEC realiza adesão ao programa “Aprender Valor”

Postada em 06/08/2021

O Banco Central do Brasil (BCB) está levando o tema da Educação Financeira às escolas de todo Brasil, através do Programa Aprender Valor, realizado em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Por meio do programa, o Banco Central apoia secretarias de educação, escolas, gestores e professores na implementação da educação financeira em sala de aula. O Aprender Valor apresenta a educação financeira de forma transversal e integrada às disciplinas curriculares obrigatórias, conforme preconiza a BNCC.

Os projetos escolares do 1º ao 9º ano estão prontos e trazem a educação financeira como parte das aulas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas. Para dotar o professor de maior segurança ao conduzir o tema, o Aprender Valor oferece formações on-line. Para apoiar o professor em suas atividades, o gestor também é contemplado com formações específicas.

O Programa Aprender Valor teve início, em caráter piloto, em 2020. Ao longo de mais de um ano de grandes realizações, o programa avançou em 429 escolas, em 257 municípios, no Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, Banco Central, CAEd, Escolas, Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, Undime e suas seccionais atuaram em conjunto, contando com a colaboração e o entusiasmo de milhares de profissionais da educação participantes da etapa piloto do programa. Ante a relevância da mensagem e a boa acolhida do programa, o Aprender Valor iniciou a expansão nacional.

A Secretaria Municipal de Francinopolis realizou a adesão e busca incessantemente acolhimento de novas oportunidades de aprendizagem que interligam a educação à logística social, por meio de resultados de demandas que possam impactar positivamente no meio em que vivemos.