SEMEC de Francinópolis participará da 2ª fase da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa.

Postada em 04/09/2021

A SEMEC de Francinópolis, participará da 2ª fase da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa nas Oficinas dos gêneros: Poema (linha do tempo e álbum da turma) e Crônica (linha do tempo e álbum da turma), com os alunos: Endreu Gael (Escola Teresa Soares Feitosa, 5° ano do Ensino Fundamental - Professora: Irene Gomes)  e  Yasmin (Escola Antonio Xavier, 9° ano do Ensino Fundamental – Professora Graciele Carvalho).

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada anualmente pelo Programa Escrevendo o Futuro, criado pela Fundação Itaú para Educação e Cultura (Itaú Social) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC Educação). O objetivo da Olimpíada é reconhecer o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil.

Em 2021, o concurso legitima como protagonistas o professor e a sua turma de estudantes, que vão construir o relato de prática e registrar os processos de ensino-aprendizagem vivenciados por estes durante o trabalho de produção de um dos gêneros textuais e produção audiovisual do concurso: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião. Os Relatos de Práticas deverão descrever as ações realizadas com os estudantes, tendo como tema norteador “O lugar onde vivo”.

Para participar da Olimpíada, professores devem realizar as atividades com a turma em um dos gêneros do concurso, com apoio dos Cadernos Docentes, escrever o Relato de Prática e organizar os registros do trabalho desenvolvido e as produções dos estudantes. Nas diversas etapas, os Relatos de práticas são selecionados pelas Comissões Julgadoras, considerando a presença dos critérios específicos para a seleção em cada categoria.



Compartilhar no WhatsApp