Comissão julgadora municipal da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa da SEMEC de Francinópolis avalia relatos de práticas das escolas municipais

Postada em 04/09/2021

Na quinta feira (26/08), aconteceu na Secretaria Municipal de Educação, a avaliação e seleção dos relatos de prática, linha do tempo e álbum da turma na categoria poema da escola Teresa Soares Feitosa e crônica da escola Antônio Xavier pela Comissão Julgadora Municipal das Olimpíadas de Língua Portuguesa.

Composta por quatro avaliadores (professores: Joao Gomes, Alzira Barbosa, Claynilton e Benedito Chaves), a comissão teve acesso aos materiais produzidos por professores e seus alunos – Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma – de forma remota, por meio do portal. Materiais estes que foram inseridos pela direção das escolas no Portal Escrevendo o Futuro.

A Comissão Julgadora Municipal das Olimpíadas de Língua Portuguesa (OLP), tem como objetivo avaliar e selecionar os relatos de práticas das escolas municipais produzidas pelos professores em atividades realizadas com os alunos, em cada gênero da 7ª edição da Olimpíada: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião.

É coordenada pelo(a) representante indicado(a) pelo(a) Secretário(a) Municipal de Educação e/ou pelo(a) responsável indicado(a) pela Diretoria Regional de Ensino no caso de município que não fez adesão ao concurso. Deve ter, no mínimo, três avaliadores e ser composta por um número ímpar de participantes para evitar empates nas votações. O número de avaliadores e a duração do trabalho depende da quantidade de materiais que serão avaliados.

Os avaliadores podem ser professores de Língua Portuguesa que não estejam inscritos nesta edição da Olimpíada; representantes das redes municipal, estadual e federal; e representantes da comunidade reconhecidos pelo domínio da Língua Portuguesa e da área do audiovisual como, por exemplo, repentistas, cordelistas, contadores de histórias, jornalistas, escritores e poetas. Os avaliadores não podem ter qualquer tipo de vínculo familiar, parental ou socioafetivo com os professores ou os alunos das turmas inscritas.

Nas etapas seguintes, os relatos de prática de cada gênero selecionados avançarão para a semifinal. Aos selecionados nesta etapa será disponibilizado um ambiente virtual de aprendizagem específico para cada um dos gêneros, a fim de proporcionar encontros formativos e culturais. Nesta fase, serão selecionados professores finalistas, entre os quais serão escolhidos os ganhadores.