Escola Municipal Antônio Xavier receberá os Sistemas de Produção Agroecológica, no âmbito do Projeto Viva o Semiárido (PVSA)

Postada em 05/09/2021

No dia 31 de agosto a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) divulgou o resultado da seleção das 60 unidades escolares de educação básica que receberão os Sistemas de Produção Agroecológica, no âmbito do Projeto Viva o Semiárido - PVSA.

As escolas selecionadas estão localizadas nos Territórios de Desenvolvimento, constituem as unidades de planejamento da ação governamental, visando a promoção do desenvolvimento sustentável do Estado, e compreendem o Vale do Sambito, Vale do Guaribas, Vale do Itaim, Vale do Canindé e Serra da Capivara.

Por meio da Coordenação de Educação do Campo, que operacionaliza o Subcomponente de Educação do Campo Contextualizada no Semiárido, a seleção seguiu critérios e pré-requisitos que constam no PVSA/Manual Metodológico Operacional do Subcomponente de Educação, que estabelece a implementação dos referidos Sistemas de Produção Agroecológica.

 

Durante o critério de seleção para receberem ações do programa, foram realizadas visitas de equipes técnicas, com participação da Seduc e da Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar-COOTAPI, para avaliar as condições técnico estruturais e pedagógicas para implementação e utilização dos Sistemas.

 

Dentre as escolas localizada na região do Vale do Sambito, a escola da rede municipal, Antônio Xavier, foi uma das contempladas que receberá os Sistemas de Produção Agroecológica, no âmbito do Projeto Viva o Semiárido – PVSA.

 

O Projeto Viva o Semiárido - PVSA é objeto do acordo de empréstimo Nº I-788-BR, celebrado entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Governo do Estado do Piauí e tem como objetivo macro melhorar a renda agrícola e não-agrícola, as oportunidades de trabalho e geração de renda e a dotação de ativos produtivos das famílias rurais pobres da região do semiárido do Piauí.

 

 



Compartilhar no WhatsApp