Secretaria de Educação realiza 1º Desfile Literário em Francinópolis

Postada em 14/10/2021

Personagens da nossa literatura e de outras partes do mundo desfilaram na tarde desta quarta-feira (13), pelas ruas da cidade de Francinópolis, durante a realização do 1º Desfile Literário do município realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.

Produzido e dirigido pelo casal Chagas Vale e Talita do Monte, o desfile não passou despercebido e chamou a atenção durante sua passagem pelas cores, alegria, bonecos gigantes, perna de pau, entre outras atrações.

“Fizemos um aquecimento da Feira Literária trazendo o projeto Campeões de Leituras para a avenida e a culminância da Feira Literária, que acontecerá em dezembro”, disse a secretária de Educação, Eliane Morais.

Ela explicou que o projeto terá outro momento. “O segundo momento vai ser com a visita das autoras homenageadas Talita do Monte e Márcia Evelin, que visitarão as escolas para ter um bate papo com os alunos”, disse.

“Essa iniciativa é muito feliz porque sem educação, sem cultura e sem arte não há transformação social e Francinópolis tá dando um recado, que é uma missão importante”, destacou a escritora Talita do Monte.

O ator e manipulador de bonecos, Chagas Vale, falou da importância do ensino lúdico. “A ludicidade é importantíssima para que as crianças compreendam que estudar é uma coisa boa, que estudar é prazeroso, estudar não pode ser aquela coisa da obrigação, estudar é uma conquista, então se uma secretaria de educação, se uma prefeitura coloca para as crianças que ler é prazeroso, além de educativo, é muito importante”, disse.

Fonte: Portal V1