ADE GE5 é selecionado para participar da Edição do Programa Melhoria da Educação (2021-2024)

Postada em 10/11/2021

O Edital Melhoria da Educação, realizado pelo Itaú Social, selecionou 6 iniciativas de colaboração intermunicipal para participar da edição do Programa Melhoria da educação (2021-2024).

Das 6 iniciativas só foram selecionadas no Brasil na "Categoria Regional” 3, sendo que duas são do Estado do Piauí: ADE GE5 e ADE GE4.

• ADE GE5, PI (Barra D’Alcântara, Elesbão Veloso, Francinopolis, e Várzea Grande).
  • ADE GE4, PI (Arraial, Cajazeiras, Francisco Ayres Regeneração, Santa Rosa)

O Programa Melhoria da Educação nasceu em 1999, com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional.

Os escolhidos receberão apoio técnico, que envolve processos formativos dos profissionais a partir da implementação de tecnologias educacionais, metodologias que auxiliarão a enfrentar os problemas identificados pelo planejamento estratégico, ao longo da gestão em exercício (2021 a 2024).

As tecnologias educacionais estão organizadas nos eixos: Gestão Pedagógica; Planejamento e Gestão Administrativa e Participação, Ações Colaborativas e Controle Social.

O Plano Regional que foi construído entre os cinco municípios do GE5 tem como foco principal: A distorção, formação continuada (prevista para 2022 com o instituto ISEP da Bahia), gestão democrática e indicadores de aprendizagem que visão a melhoria na qualidade da educação dos municípios envolvidos selecionados no edital.