Saúde de Francinópolis realiza ação Visão para Todos em parceria com a SESAPI e a Campanha Novembro Azul

Postada em 22/11/2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Francinópolis em parceria com a SESAPI, realizou consultas oftalmológicas pelo Programa Visão para Todos. A ação teve início no dia 18 e foi até esse sábado dia 20 de novembro, na praça Antônio Sobrinho.

A primeira triagem do público é feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, e posteriormente passam pelo oftalmologista que diante dos resultados faz a indicação para uso de óculos ou necessidade de cirurgia. Na ocasião, foram realizados testes de acuidade visual, teste glicêmico, catarata pterígio e olho diabético. Além de prevenção e orientação oftalmológica, miopia e presbiopia; e prescrição de óculos e busca ativa para casos de Covid-19.

O programa visa o cuidado da visão da população para que todos tenham uma melhor qualidade de vida enxergando melhor. No último dia, sábado 20 de novembro, a Secretária de Saúde também aconteceu uma Ação do Novembro Azul com realização de consultas especializadas com o Urologista para homens que passaram por triagem pelos médicos das equipes de saúde da família e feito exame de PSA e Sumário de Urina.

A ação contou com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem e das Enfermeiras que atendem pelo município.

“A van oftalmológica que veio ao município é uma parceria da Sesapi com o município e realizou consultas oftalmológicas para fazer a busca de pacientes que precisam usar óculos, fazer cirurgia de catarata ou outra patologia. Foram realizadas 240 consultas entre os dias 18,19 e 20 de novembro e as pessoas que necessitarem de cirurgias de cataratas, elas serão realizadas em breve no hospital de Valença” informou a secretária de saúde, Dulce Martins que completou.

“Também realizamos neste sábado, a Campanha Novembro Azul, onde foram realizados 200 exames de PSA e 200 exames de sumário de urina que foram triados pela equipe medica. 60 pacientes fizeram o rastreio do câncer de próstata. Os pacientes consultados saíram satisfeitos e os que tinham indicação para realizar exames complementares serão feitos pela gestão municipal. Agradeço ao prefeito Paulo César pelo apoio e toda a equipe pelo comprometimento” completou Dulce Martins.

FONTE: Portal V1