Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação com os profissionais da Atenção Primária à Saúde

Postada em 09/12/2021

A Secretária Municipal de Saúde, Dulce Orminda, promoveu na última quarta-feira (08), uma capacitação com os profissionais da Atenção Primária à Saúde com o tema: Processo de Trabalho na Atenção Primária e consolidação sistematizada dos indicadores do Previne Brasil.

O objetivo do encontro foi fortalecer as ações, estratégias de comunicação no território adstrito e a realização de busca ativa permanente junto ao público alvo, evidenciando esforços para o aperfeiçoamento dos serviços e ações em saúde, direcionadas ao alcance de níveis positivos dos indicadores do Programa Previne Brasil.

O programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), e foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Ele leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde)