Secretária de Saúde realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental em Francinópolis

Postada em 01/02/2022

O Prefeito, Paulo César Morais, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, Dulce Orminda e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram nesta segunda-feira (31), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento, realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, teve em sua programação palestras, debates e a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde Mental.

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), as conferências constituem momentos ímpares de mobilização, reflexão e debate para a análise, avaliação e formulação de políticas públicas de saúde mental.
Neste sentido, as palestras realizadas na 1ª Conferência Municipal de Francinópolis tiveram como eixos centrais os seguintes temas:

• Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;
  • Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
  • Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
  • Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós – pandemia.

O evento contou com a presença do Prefeito Paulo César, da secretária de Saúde, Dulce orminda e sua equipe além de representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Meio Ambiente, Vereadores comunidade e da psicóloga Ana Paula Mendes, na qual proferiu a palestra magna.

A secretária de saúde, Dulce Orminda, avaliou positivamente a conferência. “ A Conferência de Saúde Mental é um marco na saúde municipal para o desenvolvimento de políticas públicas direcionados a saúde mental, que com essa pandemia agravou ainda mais o adoecimento mental das pessoas ,diante disto elaboramos propostas para serem desenvolvidas no município para acolher ainda mais essa causa pois muitos precisam de um olhar mais criterioso para que não venha a ter um adoecimento mental e ficar excluído da sociedade pelo contrário devemos acolher ainda mais para estar inserindo  meio da sociedade e no meio familiar a família é a base de tudo,” destacou a secretária.