Prefeito Paulo César Morais realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef em Francinópolis

Postada em 11/04/2022

A Prefeitura Municipal de Francinópolis do Piauí, realizou neste sábado 09 de abril, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, que trouxe como temática de discussão, “Cuidar da Criança e do Adolescente é um dever de todos”. O fórum acontece de forma intersetorial com o envolvimento das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, além de entidades religiosas, Conselho Tutelar, Poder Legislativo, adolescentes membros do NUCA e comunidade geral.

O encontro visa discutir, planejar e sugerir ações voltadas para crianças e adolescentes, por meio de políticas públicas existentes ou que sejam criadas para benefício desse público.

O coordenador do fórum comunitário, Renato de Sousa frisa que o momento abre espaço para debates importantes para melhorar a vida de crianças e adolescentes.

“O fórum é o encontro da comunidade, de vários setores, por isso que é uma das ações do Selo Unicef mais importante, é onde a comunidade se reúne, os setores para analisar a situação das políticas públicas existentes dentro do município, propor ações para que possa fortalecer cada vez mais o sistema de garantia de direitos e proteção de nossas crianças e adolescentes, proporcionando a elas um futuro mais digno”, disse o coordenador.

O jovem Pedro Felipe, explica que o fórum é o local ideal para juventude apresentar seus anseios e necessidades.

“É de fundamental importância a execução de um fórum dessa magnitude para nossa juventude em geral, para ela se sentir participativa e mostrar que eles estão interessados realmente nas temáticas. O Selo Unicef traz muito isso, essa preocupação do trabalho para melhoria do município como um todo, em todo os seus setores, então é de fundamental importância que todos estejam participando e pelo que podemos perceber aqui estão todos engajados”, firma Pedro Felipe.

O prefeito Paulo Cesar, destaca que a conquista do Selo Unicef é o caminho para que o município esteja trabalhando em diversos setores com estratégias e ações que tragam impacto positivo no desenvolvimento de acrianças e adolescentes.

“Nós já temos o Selo Unicef e estamos nos preparando para o próximo que é de suma importância para nortear nas políticas públicas da infância e adolescência, aqui a gente ver o Unicef nos direcionar na área da educação, da saúde, meio ambiente, então, todas essas áreas são de suma importância para o bem estar de crianças e adolescentes”, afirma o gestor.

O fórum foi encerrado com apresentação das temáticas discutidas e propostas de ações elencadas por cada grupo de trabalho, além de sugestões. Todos os presentes receberam certificado de participação com carga horária.

FONTE: Portal V1