Prefeitura de Francinópolis realiza evento alusivo à campanha "Faça Bonito"
Postada em 20/05/2022
No mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Francinópolis Piauí, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Administração, conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente - CMDCA, promoveu no dia 18 de maio, um evento alusivo à campanha "Faça Bonito". A ação visa sensibilizar, conscientizar e alertar sobre a necessidade de combater esse tipo de crime, bem como incentivar o registro de denúncias das violações sofridas pelo público infanto-juvenil.
O dia 18 de maio foi estabelecido em lei como data de referência Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O evento contou com a participação do prefeito municipal Paulo César, do Ministério Público com a presença do promotor de justiça Dr. José William e do poder judiciário representado pelo juiz de direito Dr. Juscelino Norberto da comarca de Elesbão Veloso- PI, equipes do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS , do Conselho Tutelar, escolas das redes municipal e estadual de educação, com o intuito de mobilizar e alertar a população sobre os riscos, abusos e exploração que ocorrem diariamente entre crianças e adolescentes. Na oportunidade foi falado sobre a importância de toda a sociedade se envolver na proteção à infância e adolescência contra abuso e exploração sexual.
Campanha “Faça Bonito”
O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
A proposta anual da campanha, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
“Faça Bonito” na luta pelos direitos de crianças e adolescentes!

Compartilhar no WhatsApp
Fotos




