Escola Municipal Antônio Xavier recebe oficina para implementação do Sistema de Produção Agroecológica (SPA)

Postada em 02/06/2022

A Escola Municipal Antônio Xavier recebeu, através do Projeto Viva o Semiárido PVSA/ SEDUC, nos dias 30 e 31 de maio a Oficina para implementação do Sistema Produtivo Agroecológico (SPA).  A implantação dos Sistemas de Produção Agroecológicos, que compõe as metas do Subcomponente de Educação do Campo Contextualizada no Semiárido, integram o Projeto Viva o Semiárido, que é objeto do Acordo de Empréstimo Nº I-788-BR celebrado entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Governo do Estado do Piauí, e tem como objetivo macro melhorar a renda agrícola e não-agrícola, as oportunidades de trabalho e geração de renda da região do semiárido do Piauí.

O Sub-Componente de Educação do Campo Contextualizada no Semiárido tem como objetivos ampliar e consolidar o processo de formação de alunos, professores e gestores da rede pública municipal e estadual em Educação Contextualizada no Semiárido; introduzir práticas educacionais e tecnológicas apropriadas à região para o incremento das atividades produtivas de forma sustentável, além da produção de alimentos saudáveis para escola.

A ação é desenvolvida juntamente com a Cooperativa de Técnicos Agrícolas do Piauí (COOTAPI) que realiza a parte técnica voltada para produção Agroecológica. Os educadores são capacitados para trabalharem de forma que os educandos aprendam a lidar da melhor forma com os recursos e riquezas naturais do lugar onde vivem.

Participaram da oficina os técnicos da SEDUC, que acompanham o Projeto Viva Semiárido, Técnicos do COOTAPI, gestores, professores e alunos da Escola Antônio Xavier e a técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.