Escolas Municipais desenvolvem ações da Semana do Meio Ambiente em Francinópolis

Postada em 15/06/2022

Para destacar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Rede Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo realizou ações da Semana do Meio Ambiente, entre os dias 2 e 7 de junho, em que trouxe como proposta a conscientização da comunidade escolar sobre a importância do meio ambiente. O projeto envolveu todos os alunos da rede, desde a Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos, na qual desenvolveram ações que visa o cuidado ambiental, por meio dos principais temas, como água, solo, lixo, reflorestamento e coleta seletiva.

O objetivo é incentivar as novas gerações a contribuírem para a solução dos problemas sociais e ambientais, a compreender o sentido do que é ser um cidadão participativo das ações de preservação do meio ambiente, além de avaliar as atitudes diárias e as suas consequências no meio em que vivem. Todo o projeto teve como base a reflexão e o estímulo sobre a solução dos problemas atuais com a mudança de práticas, como evitar o desperdício, por exemplo. A ideia é que toda a comunidade escolar tenha uma nova postura frente ao equilíbrio entre nossa espécie e o planeta.

Durante a semana, os professores proporão reflexões, análises sobre a postura da escola como formadora de opinião no assunto, além de instigar a turma a pensar em novas ideias em relação à questão ambiental. Alunos e professores de EJA juntamente com o Secretário de Meio Ambiente e Turismo Sílvio Romero e a Chefe do departamento de Meio Ambiente Lidiane Veloso e o Chefe de departamento do Turismo Sebastião Laércio, realizaram visita de campo, limpeza das trilhas ecológicas da Chapada do Buriti, roda de conversa sobre a importância e conservação do Meio Ambiente e plantio de árvores de Ipê. E em sala de aula realizaram oficinas de decoração em cabaças.

Na escola Teresa Soares Feitosa, foi realizada a culminância das atividades referente a preservação do meio ambiente. Exposições de brinquedos feitos com materiais reciclado (confeccionado pelos alunos do 2° e 3°anos), apresentações culturais (alunos de 1° ao 5° ano) e entrega de lembrancinhas em alusão a semana do meio ambiente, estiveram entre as ações realizada pela escola.

A equipe do Programa Municipal de Correção de Fluxo, realizou um momento lúdico e de muita interação para tratar sobre o meio ambiente. Na oportunidade foram realizadas apresentações planejadas pelas professoras: Teresinha, Maura, Irene, Jozeana e Analita.

A Escola da Educação Infantil, Antônia Gomes Martins, nos turnos manhã e tarde do dia 07 de junho, realizou a culminância das atividades referentes ao meio ambiente, com apresentações, exposição de trabalhos confeccionado pelas crianças com material reciclado. Houve contação de história e palestra ministrada pela técnica da Secretaria do Meio Ambiente, Lidiane Maria, o Secretário do Meio Ambiente, Silvio Homero e os brigadistas Joelson e Mariano Muniz trataram da importância da preservação do meio Ambiente.