Secretaria de Sáude realiza roda de conversa com o tema: Direitos sexuais e reprodutivos, ISTs e gravidez na adolescência

Postada em 16/08/2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Francinópolis, em parceria com as Escolas Municipais e Estaduais, através do Programa Saúde na Escola realizou hoje, 16/08, uma Roda de Conversa na Unidade Escolar Estadual Luís de Castro com os temas: Direitos sexuais e reprodutivos, ISTs e gravidez na adolescência. O evento contou com o apoio da Secretária Municipal de Saúde, Dulce Orminda e a diretora da Escola, Maria Zélia.

Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação

O objetivo dessa roda de conversa é fazer com que os  jovens entendam sobre seu corpo, respeite e entenda sobre a sua sexualidade e as dos outros, saiba sobre saúde sexual, entenda o que é gravidez precoce, os riscos de se contrair uma IST ou HIV, entre outros assuntos.

A escola e os serviços de saúde, trabalhando de maneira integrada, podem constituir-se como uma rede de proteção e de cuidado. Na escola, por exemplo, é essencial ter espaços para conversas sem constrangimento sobre sexualidade. Esses espaços devem ser democráticos, respeitosos e participativos, que funcionarão como fatores e processos de proteção.