Equipes técnicas do GE4 e GE5 nos municípios de Francinópolis e Arraial participam de formação do ICEP

Postada em 24/10/2022

O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – ICEP em parceria com o Itaú Social, financiador do Programa Melhoria da Educação realizou durante os dias 20 e 21 de outubro, a V Formação Territorial de Equipes Técnicas para as cidades que compõem o GE4 e GE5. Nesta etapa sediaram a formação os municípios de Francinópolis e Arraial do Piauí.

Com atuação em todo Brasil há 22 anos, o ICEP fornece formação técnica de língua portuguesa e matemática através do Programa Melhoria da Educação para os municípios contemplados.

A Coordenadora Pedagógica Territorial do ICEP, Janara Botelho, conta que o instituto vem levantando informações que mostram a necessidade de mudança no processo de ensino do conteúdo nas escolas.

“Nós já temos dados de muitos anos de baixos resultados indicando que o processo de ensino precisa sim ser melhorado, se agravou com a pandemia, mas não é só a pandemia é preciso que a gente reveja a sala de aula, que a gente reveja os espaços formativos e que a gente dê uma devida atenção a uma formação que seja realmente contínua e que diga realmente ao professor como ele pode ser apoiado, como ele pode ser ajudado e que ele consiga ver todo os educadores do município em formação”, frisa Janara.

Janara Botelho, comenta a finalização de um ciclo de formação técnica com os municípios assistidos.

“Hoje finalizamos aqui um ciclo de formações de equipe técnica dos dois GEs, tanto do GE4 como do GE5 e nesse período todo de março até agora outubro, nós observamos o avanço que essa equipe técnica teve no olhar para qualidade da educação pública desde o que aprendem os professores ao que aprendem os estudantes”, pontuou.

Com muitas visitas formativas já realizadas nos municípios contemplados com o Programa Melhoria da Educação, a Diretora Pedagógica do ICEP, Elisabete Monteiro, ressalta a satisfação de retornar ao estado e poder observar a evolução de cada município acompanhado.

“Está mais uma vez no Piauí junto aos educadores desses dois ADS, o GE4 e GE5 é sempre uma honra, é sempre emocionante porque a gente vai observando passo a passo os avanços que vão se concretizando ao longo deste ano, claro que ainda temos muito, muito a fazer, temos muitos desafios pela frente […], mas o que temos de positivo é educadoras e educadores desejando cada vez mais desenvolver uma prática profissional séria, responsável, qualificada e isso nós estamos vendo junto com esses nove municípios do Piauí e o ICEP se orgulha profundamente de fazer parte dessa história”, elogiou Elisabete Monteiro.

Eliane Moraes, secretária de Educação de Francinópolis elogia a equipe do ICEP na forma de ensinar as equipes técnica das cidades. “Eles são muito além de competentes, é um trabalho de excelência, então eles são muito acolhedor […], eles chamam atenção para alguma coisa e dizem, ‘olha não é dessa forma que estamos orientando, então vamos ter cuidado”, e com todo cuidado de não falar de uma forma grosseria, eles são muito pedagógicos[…]. Eles orientam, acompanham, são muito acessíveis, são muito humanos, é uma parceria muito feliz”, conta Eliane Moraes.

O prefeito de Francinópolis, Paulo César, anfitrião da V Formação do GE5 explica que a pandemia afetou a qualidade na educação nos últimos dois anos, mas que agora é hora de mudar essa realidade.  “A questão da pandemia principalmente em 2020/2021 afetou bastante a educação, porque as pessoas ficaram em casa e ouve aquele investimento mais na híbrida a distância, mas agora a pandemia não é mais desculpa, certo, passado aquele pior da pandemia […], agora vamos focar na melhoria da educação”, afirma o gestor.

No segundo dia visita dos formadores do ICEP, o município de Arraial do Piauí foi o município escolhido para sediar a formação do GE4. Entusiasmado com os benefícios que a educação municipal tem recebido com a atuação do Programa Melhoria da Educação, o prefeito Aldemes fala da alegria em receber a equipe formadora e os demais municípios membros do grupo.

“É com muita satisfação que estamos recebendo, sediando esse encontro importantíssimo com os municípios Francisco Ayres, Cajazeiras do Piauí, Santa Rosa do Piauí e Regeneração, recebendo os Secretários Municipais de Educação, recebendo as equipes […], e tratando desse tema tão importante que é a educação com esse apoio desse programa forte, financiado pelo Itaú Social, pelo banco Itaú em parceria com o Instituto Chapada de Educação”, disse.

Aldemes comenta que o objetivo maior é poder oferecer uma educação de qualidade e permanente. ” Aqui a gente está com as equipes reunidas, esses cinco municípios tratando de números, tratando de resultados e analisando esses resultados, a fim de que a gente possa chegar a tão sonhada melhoria que às vezes não se chega a curto prazo, mas que é um trabalho contínuo, permanente, duradouro”, comenta o prefeito de Arraial.

Integra o GE5, as cidades de Francinópolis, Elesbão Veloso, Várzea Grande e Barra D’Alcântara.