Secretaria Municipal de Saúde promove ação em saúde auditiva do bebê.

Postada em 25/10/2022

No último dia 21 de outubro, a Prefeitura Municipal de Francinópolis, por meio da Secretária Municipal de Saúde, promoveram uma ação em saúde com a Fonoaudióloga Dra. Jamile. Durante a ação foi realizando procedimentos preventivos de testes da orelhinha.

O teste é um exame importante para detectar se o recém-nascido apresenta problemas de audição. É recomendado que o bebê seja submetido à avaliação antes do primeiro trimestre de vida, a sua execução é indolor e não tem contraindicação. O exame baseia-se na produção de certo estímulo sonoro, bem como na percepção do retorno desse estímulo (eco). O registro é feito através do computador verificando se a cóclea (parte interna da orelha) está normal, ou seja, em funcionamento. No caso de suspeita de alguma anormalidade após a realização da triagem auditiva neonatal, o bebê é submetido a exames complementares para, então, se chegar ao diagnóstico da perda auditiva.