Secretária de Educação de Francinópolis participa da I Mostra Educacional em Domingos Mourão

Postada em 07/11/2022

A cidade de Domingos Mourão, no interior do Piauí, realizou no dia 09 de novembro a primeira edição da Mostra Educacional de Domingos Mourão. O evento reuniu Secretárias de Educação e técnicos pedagógicos dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) GE4, que compõem as cidades de Arraial, Cajazeiras, Francisco Ayres, Regeneração e Santa Rosa, e GE5, que tem como composição os municípios de Barra D’Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis e Várzea Grande.

 

Representando a equipe do Arranjo de Desenvolvimento de Educação ADE GE5, estiveram presentes no encontro, a Secretária de Educação e Vice-presidente da UNDIME – PI, Eliane Morais, a Supervisora da Rede Municipal de Ensino de Francinópolis e umas das Coordenadoras do Comitê Regional do Edital Melhoria da Educação, Alzira Barbosa, a Diretora (Maria da Cruz) e a Coordenadora Pedagógica (Larine Gomes) ambas são gestoras da Unidade Escolar Teresa Soares Feitosa.

 

A I Mostra Educacional de Domingos Mourão tem por objetivo proporcionar imersão no sistema educacional de Domingos Mourão e aprofundar os aspectos relevantes da gestão educacional com foco na aprendizagem dos estudantes e foi realizada em dois momentos: o primeiro foi a visitação técnica a escola Monsenhor Uchôa, que é referência na educação de qualidade, no ensino fundamental. Os visitantes participam in loco e observaram na prática como as ações se desenvolvem nos espaços físicos escolares. Com essa estratégia, a dupla gestora da unidade visitada apresentaram desde a rotina pedagógica, as estratégias de busca ativa dos estudantes, o processo de formação até o acompanhamento das turmas em cada ano dos anos iniciais do ensino fundamental.

 

No segundo momento, houve uma palestra ministrada pela Secretária de Educação, Érica Graziela, explanando gestão educacional de toda rede municipal, destacando desde as métricas avaliativas, metodologias utilizadas, programas de qualificação, formação continuada para os servidores da educação, aperfeiçoamento das práticas docentes e gestão escolar, entre outras temáticas de relevância para os municípios participantes que trabalham em regime de colaboração através dos Arranjos de Desenvolvimento de Educação.

 

“Essa troca de experiências e diálogo entre os municípios torna a educação uma pauta importante para que as aprendizagens aconteçam plenamente e na idade certa. Participar de momentos como esse é fundamental pois ampliam essas parcerias e fortalecem nossas equipes que buscam resultados educacionais cada vez melhores para os estudantes do município de Fracinópolis e nossa região que compõe os referidos Arranjos de Desenvolvimento da Educação”, enfatizou a Secretária de Educação de francinópolis e membro da Arranjo de Desenvolvimento da Educação ADE GE5, Eliane Morais



Compartilhar no WhatsApp

Fotos