Secretaria de Saúde promove mutirão de consultas para cirurgia de catarata

Postada em 18/11/2022

A Prefeitura de Francinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a SESAPI, encaminhou 44 pacientes para um mutirão de consultas ambulatoriais de Oftalmologia para triagem de pacientes para cirurgias de catarata, entre os dias 17 e 18 de novembro. A ação é voltada para pessoas com diagnóstico ou sintomas da doença e foi realizado no Hospital Regional Eustáquio Portela no Município de Valença-PI.

Durante os dias 27 e 29 de novembro, deverão acontecer as cirurgias, contemplando 35 pacientes. São demandas reprimidas que estão a algum tempo na regulação do Gestor Saúde, através dos Mutirões que são realizados anualmente é possível diminuir a fila de espera dos pacientes pela Cirurgia de Catarata.

Dentre os primeiros sintomas da catarata é a vista embaçada, a doença ocular atinge o cristalino – a “lente” localizada atrás da íris do olho. Muito frequente ao envelhecer, a catarata atinge 70% dos idosos com idade a partir dos 70 anos; ocorre entre 16% e 20% das pessoas a partir dos 60 anos e cerca de 3% das que estão na faixa etária de 50 anos.