Secretaria de Educação realiza IV edição da Feira Literária – FLIF

Postada em 11/12/2022

A Prefeitura de Francinópolis do Piauí, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, realizou neste sábado, 10 de dezembro, a IV edição da Feira Literária – FLIF que teve como homenageado este ano o cartunista Maurício de Sousa. A realização da feira já está virando tradição no município e acontece na praça Antônio Sobrinho, também conhecida como praça do Bambu.

Com uma programação variada, a Feira Literária trouxe apresentações com alunos da rede municipal, Pelotão Mirim, entrega de medalhas para os alunos campeões de leitura e do Saeb 2021, além de contação de história e o lançamento do livro Piauí em Poesia da Prof. Raimundinha Melo que participou de um bate-papo com os alunos campeões de Leitura do município. A praça ainda contou com estandes expositivos, oficinas e espaço de leitura.

A Feira Literária encerrou as atividades com uma homenagem especial para a Prof. Maria Sueli (in memória) com a entrega de uma placa para um membro da família.

Feliz com o êxito na realização da Feira Literária, a secretária de Educação, Eliane Moraes, trás suas impressões dessa edição. “Muita satisfeita mais uma vez com o resultado, nossa IV edição, eu acho que foi satisfatório, uma edição mais organizada, mais elaborada e com participação mais ativa dos alunos”, destaca a secretária.

Eliane ressalta ainda as qualidades do homenageado deste ano, o cartunista e escritor Maurício de Sousa. “Na IV Feira Literária homenageando esse cartunista maravilhoso, simples, humilde e que adora conversar com os alunos”, elogia.

O prefeito Paulo César, também não esconde a satisfação com a execução da feira e com a educação do município. “É um momento de alegria porque aqui apresentamos tanto a feira como os que venceram, os campeões de Leitura que são alunos que estão lendo mais de 50 livros por ano, então é uma satisfação imensa porque isso é fomentar a educação de Francinópolis”, disse o prefeito.

O município de Francinópolis é destaque no avanço dos resultados do IDEB que saltou de 3.2 no início da gestão e hoje já chega a 5.7 nos resultados que se deve ao incentivo que a gestão tem realizado. “A premiação é simbólica, o mais importante é o resultado”, destaca Paulo César.

Paulo também falou da homenagem feita à filha da terra, a Prof. Maria Sueli, que faleceu recentemente e que muito contribuiu com o seu trabalho e dedicação para que todos pudessem exercer os seus direitos, inclusive no acesso à educação. “Aqui estamos homenageando essa pessoa que é do coração, essa francinopolitana apaixonada pela cidade que sempre esteve presente em nossos eventos”, disse o prefeito.

A homenageada da V edição da Feira Literária de Francinópolis já foi anunciada e será a Prof. Dra. Raimundinha Melo.