Secretaria de Educação realiza Busca Ativa Escolar para diminuir evasão escolar em Francinópolis

Postada em 05/01/2023

Para assegurar que todas as crianças de Francinópolis frequentem a escola, a Secretaria Municipal de Educação vem realizando Busca Ativa Escolar no município.

A ação, com equipes de profissionais da Educação, conselho tutelar, agentes de saúde e assistente social, teve início dia 04 e deve acontecer até o próximo dia 09, com visitas em casas onde há crianças, jovens e adultos fora da escola.

Na oportunidade, os profissionais estão conversando com pais e responsáveis para identificar as dificuldades e evitar a evasão escolar. Durante o trabalho de Busca Ativa Escolar, as equipes também estão investindo na localização de adolescentes e adultos que abandonaram a escola para que eles retornem à sala de aula.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.