Secretaria de Educação em parceria com o SEBRAE Piaui está implantando o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em Francinópolis

Postada em 08/02/2023

A Prefeitura de Francinópolis, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o SEBRAE Piaui está implantando o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Este é um projeto desenvolvido pelo SEBRAE Piaui cujo objetivo é estimular os adolescentes a desenvolver novas ações transformando essas ações para o mercado sustentável de trabalho.

Visa ainda desenvolver uma nova consciência de trabalho na comunidade escolar, motivando os alunos a entender o mercado de trabalho, assumindo uma postura empreendedora e no futuro quem sabe a criação de seu próprio negócio.

O JEPP proporciona a inserção de conteúdos referentes ao empreendedorismo no Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, com abordagem prática de aprendizagem que estimula a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento de comportamentos, habilidades e atitudes importantes para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

O curso é uma das metodologias oferecidas pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora que foi lançado em 2013 pelo SEBRAE e que vem sendo realizado em todo o país.

O empreendedorismo possibilita construir junto aos alunos a oportunidade de aumentar a chance de sucesso no futuro profissional e familiar, pois tem o objetivo de inserir nos alunos uma cultura empreendedora a partir do conceito de sustentabilidade e crescimento, tornando-os críticos e preparados para a descoberta de técnicas motivacionais e inovações, ressaltou a Secretária de Educação, Eliane Morais.

A capacitação para professores iniciou na quinta-feira (2) e vai até terça-feira (7), totalizando 40 horas de intensos conteúdos. Está ocorrendo no auditório da Câmara Municipal, Antônio Soares da Fonseca.

A metodologia aplicada é a Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Aborda temas como comportamento empreendedor, plano de negócios, cultura, cooperação, inovação, eco sustentabilidade, ética e cidadania e só é possível aplicá-la em razão do interesse dos gestores municipais, que assinam termo de adesão com o Sebrae para o desenvolvimento da mesma.