Secretaria de Saúde promove HiperDia em Francinópolis

Postada em 15/02/2023

O Hiperdia é um programa da Atenção Primária à Saúde destinado a pacientes hipertensos e diabéticos a fim de realizar ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com essas patologias.

 

A Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus são problemas de saúde pública e são responsáveis por inúmeras complicações nos indivíduos, sendo que a prática de exercícios físicos associada a uma alimentação saudável é fundamental na prevenção destas doenças.

 

Pensando na qualidade de vida desses pacientes e no fortalecimento das ações da atenção primária à saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Francinópolis, promove momentos de atenção e cuidado para esse público. As atividades coletivas do HIPERDIA são coordenadas pelas Estratégias de Saúde da Família , contemplando pacientes de todas as microáreas da cidade e também da zona rural.

 

As ações incluem: consulta com médicos, aferição de pressão arterial e de glicemia, peso e altura, atividades físicas e orientações nutricionais e acompanhamento dos Agentes Comunitários de Saúde.



Compartilhar no WhatsApp