Francinópolis realiza encontro formativo do Programa Melhoria da Educação

Postada em 07/03/2023

A cidade de Francinópolis do Piauí sediou nesta segunda-feira (06), a Formação de Equipes Técnicas Municipais do arranjo GE5. O encontro aconteceu na Biblioteca Municipal e contou com a presença dos formadores do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), das equipes de Francinópolis, Elesbão Veloso, Várzea Grande e Barra D’Alcântara.

A Secretária de Educação de Francinópolis, Eliane Moraes, fala da realização da formação no município nesse retorno do ano letivo e a evolução até aqui.

“A gente está sediando hoje um encontro formativo, o primeiro do ano letivo de 2023 em parceria com o ICEP através do Programa Melhoria da Educação, financiado pelo Itaú Social. Estamos com as cidades que compõem o GE5 e a equipe Técnica Pedagógica. Hoje nós estamos retomando as formações voltadas para implementação dessa cultura da formação continuada, então do ano passado pra cá nós temos evoluído bastante com essa implantação para que o resultado ele acontece mesmo no chão da sala de aula, que o aluno aprenda mesmo com qualidade”, frisou Eliane.

Eliane ainda elogiou os profissionais do ICEP que já tem muitos anos de experiência na área. “Eles fazem um trabalho exemplar, as formações são muito boas”, disse a secretária.

A diretora pedagógica do ICEP, Elisabete Monteiro, ressalta o objetivo das formações para os educadores do arranjo GE5. “O foco fundamental é a formação dos formadores locais, dos profissionais que seguirão ao longo dos anos nos municípios realizando o trabalho formativo junto às suas redes de ensino”, disse Elisabete.

A coordenadora pedagógica do ICEP, Janara Botelho, ressalta o retorno das formações e o que está sendo feito nesse primeiro encontro letivo de 2023.

“Esse é o primeiro encontro do ano de 2023, teremos mais 06 encontros a partir desse e hoje nosso foco maior é acolher todas essas dirigentes, todas as equipes técnicas, conversar com elas sobre a jornada pedagógica, como elas organizaram, o que é que fica para cada grupo e na sequência aprofundar o plano da formação continuada interna para todos os educadores de cada rede”, explica Janara.