CMDCA realiza VII Conferência da Criança e do Adolescente em Francinópolis

Postada em 16/03/2023

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Francinópolis em conjunto com a Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foram dois dias de encontro, encerrando nesta quinta-feira (16), com palestra abordando a temática deste ano, apresentação e debates dos eixos, bem como a escolha dos delegados que irão participar da Conferência Estadual.

A conferência trouxe uma reflexão importante sobre a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19, bem como as violações e vulnerabilidade que se intensificaram nesse período, além das ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade desse público.

A secretária de Assistência Social, Socorro Bandeira, fala do compromisso da gestão com a realização da conferência. “A nossa conferência é um reafirmamento dos serviços que já prestamos, mas sempre a gente na busca de melhorar o nosso serviço e hoje nós retornamos aqui para fazer esse reafirmamento com as nossas crianças e adolescentes”, comenta a secretária.

A assistente social palestrante magna do evento, Gracilia de Carvalho, destacou a relação de cooperação existente entre as pastas do município. “Eu pude perceber durante todo o trabalho da conferência, a gente tem as várias pastas trabalhando de forma integrada, a gente percebe que tem um entrosamento que contribuí para essas políticas se complementando para que possa atingir esses objetivos na área da saúde, da educação, da assistência”, ressalta.

A palestrante ainda elogia a participação ativa do prefeito na conferência. “Também pude perceber aqui a participação intensa do prefeito, conhecendo o que se dá no dia a dia dessas políticas, apontando e diagnosticando os problemas que mais precisam ser enfrentados, eu achei isso muito importante”, afirma Gracilia de Carvalho.

A presidente do CMDCA, Regiane Morais, frisou a necessidade dos pais estarem mais ativos no desenvolvimento e educação dos filhos. “Quem faz com que a criança seja uma criança responsável, um adulto responsável é a junção da escola, da educação, da saúde com a família, sem a participação da família em todos os momentos é impossível e inviável que as coisas ocorram”, frisa Regiane.

A presidente também aponta a necessidade de maior compromisso do governo federal no repasse das verbas da Assistência Social.

“Um recurso federal que é para dar assistência a crianças e adolescentes dos municípios como um todo, não estou falando só de Francinópolis ou do Piauí, é do Brasil todo, recurso que demora seis meses para cair na conta”, conta a presidente do CMDCA que reconhece a dedicação da gestão municipal que mesmo assim mantém as ações que beneficiam crianças e adolescentes assistidos.

O prefeito Paulo César falou da importância do evento. “A Conferência é o espaço propício para discutir as políticas públicas a serem implementadas no município”, frisa o prefeito, lembrando que a conferência é para ouvir o poder público, a comunidade e a sociedade organizada para construir políticas para crianças e adolescentes.

O prefeito ainda ressalta a dificuldade do município na execução as ações por conta da falta de recurso, haja visto que entre os três poderes federativos os municípios são os que menos recebem verbas.