Francinópolis comemora 5º Aniversário do Pelotão Mirim

Postada em 22/05/2023

Na manhã deste sábado, 20 de maio, o prefeito de Francinópolis Paulo César, acompanhado do comandante da 2º Companhia do 23º BPM de Elesbão Veloso, George Sanches, coordenadores, alunos e familiares participou das comemorações dos cinco anos de fundação do Pelotão Mirim Marcus Vinicius de Francinópolis.

O evento foi realizado na quadra de esportes Janes César no bairro Águas Belas e contou com a participação do Pelotão Mirim Ludmila Fernanda de Várzea Grande. Antes das falas das autoridades, os dois pelotões se apresentaram para o público, ouviram palavras de incentivos do comandante da 2º Companhia, 1º tenente Sanches e na dispersão homenagearam com o grito final o cabo Horlando que faleceu aos 49 anos em janeiro de 2022 e foi um dos colaboradores do pelotão.

O comandante do Pelotão de Francinópolis, cabo PM Adjane, destacou a importância do trabalho realizado com os alunos, no entanto pediu mais apoio dos familiares. “A dificuldade maior é a família porque a gente está aqui no dia a dia todos os sábados, não tem cansaço, mas a gente percebe que a família não tá ajudando”, disse o militar.

Em sua fala a articuladora do pelotão Galbi parabenizou a equipe do cabo Adjane pelo trabalho realizado à frente do pelotão, bem como aos empresários que assim como o prefeito Paulo César não medem esforços para patrocinar e incentivar o pelotão Marcus Vinicius que segundo a mesma tem mudado vidas no município.

O aluno Eric, que participa do projeto desde sua implantação, falou da alegria de fazer parte do Pelotão Mirim.

“Eu não tenho palavras para agradecer ao cabo Adjane nosso comandante e todos os alunos aqui presentes por estarem se doando, por sempre dar o seu melhor, eu não considero esse pelotão um projeto, considero uma família, são cinco anos de muita experiência, muito aprendizado que eu vou levar para toda a minha vida”, agradeceu.

O comandante da 2º Companhia do 23º BPM de Elesbão Veloso, 1º Tenente Sanches, destacou os objetivos do projeto.

“É um projeto importante porque ele visa prevenir que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social venham a enveredar pelo mundo da criminalidade, então a Polícia Militar tem adotado essa estratégia seguindo a filosofia de polícia comunitária, essa política de proximidade com a população e visa tirar o jovem e as crianças da ociosidade ocupando o tempo livre com esporte, com exemplos, com instruções voltadas pra cidadania pra educação e pra disciplina, que é o carro chefe desse projeto”, apontou o comandante. O prefeito Paulo César falou da alegria de participar do projeto.

“É uma satisfação imensa estar participando das comemorações dos cinco anos de implantação do pelotão mirim Marcus Vinicius em homenagem a um jovem que morreu precocemente, é um pelotão que teve somente aquele período de pandemia suspenso, mas que retornou e estamos com mais de 150 integrantes e o bom é que existe requisitos e um deles é estar estudando e ter rendimento escolar, é um projeto social integrando pelo cabo Adjane pela Galbi e pelo Domingos e pelos jovens”, frisou o gestor, que reafirmou o apoio da gestão municipal ao projeto.

“Eu fico triste quando ouço que alguns pelotões se perderam por falta de incentivo aqui, o nosso não tem o incentivo do Estado, aqui é um projeto do município, estamos buscando essa integração com o Estado {Polícia Militar], mas ainda não tivemos essa formalização, mas não é por isso que o pelotão vai deixar de existir, ele continua firme e forte”, garantiu Paulo César.