Prefeito de Francinópolis e Secretária de Educação participam do IV Seminário Municipal do PNAIC em Tanque do Piauí

Postada em 04/07/2017

As secretarias de educação das cidades Francinópolis e Tanque do Piauí, realizaram nesta sexta feira 30 de Junho de 2017, na Escola Municipal Maria Vieira de Carvalho, na cidade de Tanque do Piauí, o encerramento das atividades de formação continuada de Professores com o IV Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com o tema: Competências Socioemocionais e seu Impacto na Alfabetização. O objetivo do evento foi promover momentos de reflexão das práticas escolares, por meio de debates, e apresentação de experiências vividas em sala de aula.

 

O Seminário ocorreu em dois momentos: no primeiro, que foi pela manhã, houveram apresentações culturais com alunos do ciclo de alfabetização de ambas as cidades. De Francinópolis houve a encenação da obra de Ana Maria Machado “Camilão o Comilão” com a participação de 8 (oito) alunos do 1° ano da Escola Municipal Teresa Soares Feitosa. E Tanque do Piauí, além do canto do Hino Nacional por um aluno do 1° ano, teve uma belíssima apresentação de Balé Clássico. A tarde, aconteceram os relatos de experiências das professoras da Rede Municipal de Tanque e Francinópolis. As professoras: Maria Moura, Irene Gomes e Maria Lima, de Francinópolis, apresentaram experiências exitosas com alunos do ciclo de alfabetização. Na ocasião, os alunos do 2° ano: Ludson Davi Matos Gomes, Ana Emllayne da Silva da Escola Mariano Lopes e os alunos: Ana Karine, Gustavo Campelo ambos do 1° ano e Larissa do Nascimento e José Cosmo de Sousa, do 2° e 3° anos fizeram leituras de textos clássicos e produções próprias. O que demonstrou o quanto o PNAIC vem mudando as práticas de ensino de professores e o quanto o úmero de alunos alfabetizados na idade certa vem crescendo. Muitos trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos professores e alunos nas salas de aula durante o ano letivo de 2016/2017 foram expostos no pátio da escola Municipal Maria Vieira.  

 

O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa do Governo Federal, porém uma iniciativa de compromisso assumido pelos entes governamentais municipais, estaduais e federal, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O evento contou com a participação dos professores alfabetizadores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, dos Secretários de Educação de Tanque, Eduardo e Francinópolis, Eliane, dos Prefeitos Paulo César (Francinópolis) e Filho Tiú (Tanque), da Formadora Fátima Lustosa, dentre outras autoridades de ambos os municípios. 



Compartilhar no WhatsApp

Fotos