8ª Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Francinópolis

Postada em 10/07/2017

A Secretaria de Assistência Social e Juventude e o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), promoveram no sábado, 8 de julho de 2017, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, na Unidade Escolar Municipal Antônio Xavier e teve como tema central a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUAS) ”, contando com a participação de usuários da política de Assistência Social, representantes de entidades sócio assistenciais, gestores de políticas públicas, parlamentares, representantes da Administração Municipal e comunidade em geral.

Na abertura da conferência, Ivanilde Santos, a coordenadora do CRAS, agradeceu a presença de todos (as) os (as) participantes e ressaltou a importância do momento para a efetivação dos direitos daqueles e daquelas que necessitam dos serviços da área assistencial. A Secretária Municipal de Assistência Social e Juventude, Socorro Bandeira, falou da importância da participação popular na elaboração e aplicação das políticas públicas da Assistência Social.

O prefeito Paulo César em sua fala exaltou que a presença e a voz das comunidades são necessárias para se buscar soluções para os problemas “A conferência é uma oportunidade de a população participar da elaboração das políticas públicas, e nós gestores temos a obrigação de ouvir e prestar para as comunidades os serviços públicos necessários. A escolha dos serviços a serem prestados vai depender das necessidades apontadas por cada comunidade, esse é um momento de grande importância para discutirmos essas necessidades e buscarmos uma solução”, disse o Prefeito.

A Conferência contou com a participação dos Psicólogos conferencistas Gustavo Souza e Gisele Norberta, que ministraram palestra acerca do tema central.

Depois da palestra o público foi dividido em quatro grupos para debater, apresentar propostas e expô-las em cada um dos eixos abaixo discriminado:

1- A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

2- Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;

3- Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;

4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Na ocasião, foram escolhidos os delegados que irão representar o município na XI Conferência Estadual de Assistência Social, a realizar-se no período de 16 a 18 de outubro deste ano, em Teresina.

Dança de capoeira Maculelê

Vídeos - Apresentações de capoeira  com crianças e adolescentes  assistidos pelos  Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  do município.