3ª Edição do Festival SEMEC de Quadrilha em Francinópolis

Postada em 01/08/2017

Com o objetivo de estimular a tradição folclórica e a inserção sociocultural de toda a comunidade, bem como fortalecer o interesse pelo tema, como ferramenta importante para integrar as cidades circunvizinhas com o município de Francinópolis. Aconteceu na noite de Sábado(22/07), No espaço de eventos de Francinópolis o 3º Festival SEMEC de Quadrilha Juninas, promovido pela Prefeitura de Francinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.

O Festival contou com a participação do Grupo de Xaxado do Projeto Literatura de Cordel da U. E. M. Antônio Xavier que abriu o evento. Após a abertura deu-se início as competições que contou com as participações de três quadrilhas concorrentes, Chamego Bom (Jaicós), Evolução Caipira (Valença-PI), e Estrela do Sertão (Santa Cruz dos Milagres).

A primeira quadrilha concorrente foi Chamego Bom, de Jaicós.  Ela mostrou os momentos em que somos obrigados a deixar nossa terra, mas quando conseguimos algo em outros lugares, o desejo é de voltar para juntos celebrar com família e amigos a alegria de morar no nordeste.

Evolução Caipira, de Valença do Piauí, foi a segunda concorrente e mostrou a historia de um baiano que conhece o Piauí, e encontra seu grande amor. Só que para eles ficarem juntos precisam passar por desafios, e ao mesmo tempo, ele vai conhecendo todo o Piauí.E por último, foi à vez da Estrela do Sertão, de Santa Cruz dos Milagresque abordou a história de fé do povo nordestino.

As apresentações das quadrilhas foram realizadas com a disputa de uma premiação de R$ 2.200,000 (dois mil e duzentos reais).  A quadrilha Evolução Caipira de Valença, conquistou o primeiro lugar do Festival. A vice-campeã foi a Chamego Bom de Jaicós. Em terceiro lugar ficou a Estrela do Sertão de Santa Cruz dos Milagres.

Clique no nome da quadrilha para ver seu respectivo histórico:

Evolução Caipira (Valença-PI)

Chamego Bom (Jaicós)

Estrela do Sertão (Santa Cruz dos Milagres)