A Secretária de Educação, Eliane Morais, participou do 16º Fórum nacional da UNDIME em Fortaleza - CE

Postada em 15/08/2017

De 8 a 11 de agosto de 2017, a Undime nacional realizou o 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, no Centro de Eventos de Fortaleza (CE), a partir do tema "Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um”. O evento reuniu cerca de 1.300 participantes entre dirigentes municipais de educação, educadores e convidados de todo o país.

O Estado do PI foi muito bem representado no 16º Fórum Nacional da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME. Aliás, o ano de 2017 entrou na história da UNDIME-PI que tem como Presidente Sidnei Lins, como um dos anos de maior representatividade já ocorrida em Fóruns nacionais. No total 54 municípios do Estado do PI foram representados no evento nacional.

A cidade de Francinópolis foi representada por sua Secretária de educação, Eliane Morais, que além de ter participado do Fórum como delegada, uma vez que houve eleição para Presidente Nacional da UNDIME, pensou em várias ações para a melhoria da qualidade da educação básica da Rede Municipal de Francinópolis, a partir da participação no Fórum Nacional.

A prioridade foi a adesão a campanha “FORA DA ESCOLA NÃO PODE”. A ação, liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), apresentou a partir de uma grande campanha nacional o Busca Ativa Escolar. O objetivo é, por meio do Busca Ativa Escolar, oferecer aos municípios uma metodologia e as ferramentas tecnológicas para encontrar as crianças que estão fora da escola, pois um dos problemas que o Brasil ainda enfrenta é o número elevado de crianças e adolescentes que ainda estão fora da escola. Segundo a UNICEF chega a 2,8 milhões de crianças e adolescentes – entre 4 e 17 anos – que estão fora da escola.