Dia “D” da campanha de vacinação antirrábica acontece neste sábado

Postada em 29/11/2017

Acontece no próximo sábado, 02 de dezembro de 2017, em Francinópolis, o Dia “D” da campanha de vacinação antirrábica que vai imunizar cães e gatos contra a raiva. 

 

Ao todo, serão três postos de vacinação fixos que atenderá a população, localizados na Praça Antônio Sobrinho, na Unidade Escolar Antônia de Pádua e na Chapada do Brejo em frente ao James Motos. O horário de atendimento será das 8h às 17 horas. A meta é atingir no mínimo 80% de cobertura vacinal.

 

Para passar pelo procedimento, os animais devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes. Não é necessário levar documentos.

 

A raiva  é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, é causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.

 

A transmissão ocorre do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato; em zonas silvestres, se dá principalmente por lobos, raposas, coiotes e nos morcegos hematófagos.



Compartilhar no WhatsApp