18 de maio: O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Postada em 21/05/2018

A secretaria munipal de Assistência Social e Juventude juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, CRAS e NUCA (Núcleo de cidadania de adolescentes), realizaram nesta sexta-feira dia 18 de maio, na Câmara Municipal de Francinópolis atividade relacionadas ao tema “Combate a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes”. No inicio do evento o Prefeito Paulo Cesar falou da importância da educação de qualidade e o comprometimento da sociedade no combate da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Além do prefeito estiveram presentes a secretária de Assistência Social Socorro Bandeira, equipe do CRAS, Departamento da Juventude, Programa Criança Feliz, reprsentantes do CMDCA, mobilizador e articulador do Selo UNICEF Edição 2017-2020.

Em seguida o público presente assistiu ao filme “Anjos do Sol”, logo após houve um debate com participação de todos a respeito do filme. O filme retrata a exploração sexual e o tráfico infantil, no qual os responsáveis se aproveitam da necessidade econômica e da ignorância das pessoas menos favorecidas para ludibriá-las com promessas de bem-aventuranças.

O ECA traz várias disposições sobre a proteção da criança e do adolescente em todos os sentidos, sendo dever tanto da família quanto de toda a sociedade e do poder público essa incumbência, conforme preceitua o seu artigo 4º. Contudo, apesar da Lei nº 8.069 estar em vigor desde outubro de 1990, ainda hoje há muitos casos de violação aos direitos destes indivíduos, como a prostituição infantil, tráfico de pessoas etc.. Por isso, o filme Anjos do Sol, do ano 2006, infelizmente, continua atualíssimo.



Compartilhar no WhatsApp

Fotos