Francinópolis assina acordo de cooperação do Projeto Randon

Postada em 28/06/2018

A prefeitura de Francinópolis, representada pela secretária de Assistência Social e Juventude, Socorro Bandeira, assinou nesta quarta-feira (27) Acordo de Cooperação do Projeto Rondon na cidade de Picos. A educação foi representada pela Coordenadora de Ensino Alzira Barbosa Soares.

A chegada do projeto em julho de 2019 irá beneficiar toda a população com enriquecimento cultural, e troca de experiência com pessoas de outros lugares do país.

O projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa e conduzido em estreita parceria com o ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, ministério da Saúde, ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação, ministério da Integração Nacional, ministério do Esporte e a secretaria de Governo da Presidência da República, prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública

O Estado do Piauí será contemplado e contará com o Projeto Rondon nas cidades de Arraial, Barra D'Alcantara, Bocaina, Cajazeiras, Colônia do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francinópolis, Francisco Ayres, Inhuma, Novo Oriente, Paquetá, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São João da Varjota, São José do Piauí, Sussuapara, Várzea Grande e Wall Ferraz, essa será a segunda edição do projeto no Piauí. 

Aconteceu no 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3ª BEC) na cidade de Picos a cerimônia de assinaturas dos termos de cooperação para oficializar a participação dos municípios que irão integrar a “Operação João de Barro” do Projeto Rondon. De acordo com o comandante do 3º Batalhão de Engenharia e Construção, Coronel Lopes, o exército vai participar dessa ação oferecendo logística e também segurança no alojamento dos grupos de jovens universitários que irão participar do projeto.

Segundo o coordenador do Projeto Rondon e da Operação João de Barro, Coronel Camilo, essa ação tem dois objetivos, formar cidadania e fazer com que os universitários conheçam o interior do Brasil e leve essa experiência para a sua vida profissional. E também fazer chegar nesses pequenos municípios do interior do Brasil as práticas que são desenvolvidas nas universidades.

O Projeto Rondon é programa social de iniciativa do Governo Federal em parceria com o Ministério da Defesa e com os Governos dos Estados. No Piauí, as instituições de Ensino Superior vão trazer para os pequenos municípios suas práticas de extensão. Os universitários sob a coordenação dos professores desenvolverão cursos de capacitação e especialização em várias áreas, buscando deixar para a população dos municípios, ferramentas para que eles melhorem sua qualidade de vida.



Compartilhar no WhatsApp

Fotos