O Prefeito Paulo César e a Secretária de Educação, Eliane Morais, participaram do encontro da Undime-PI em parceria com a APPM

Postada em 27/08/2018

O Prefeito Paulo César e a Secretária de Educação, Eliane Morais, participaram do encontro com gestores municipais, organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Seccional Piauí (Undime-PI) em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), na sexta-feira (24/08), no auditório da APPM, com o tema “O Presente e o Futuro da Educação nos municípios Piauienses”.

O evento foi direcionado a dirigentes municipais de Educação, prefeitos e candidatos ao Governo do Estado. No encontro a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Seccional Piauí (Undime-PI) apresentou, a Carta de Intenção Pela Educação de Qualidade aos candidatos ao Governo do Estado. O documento ressalta, dentre outros pontos, a importância de uma gestão educacional baseada no Regime de Colaboração entre Estado e Municípios.

A Carta de Intenção traz um apanhado de medidas propostas pelos dirigentes municipais de educação para a melhoria da área, como: expansão do Sistema de Avaliação Externa do Piauí envolvendo as escolas da rede municipal; instituição de comitê e programa estadual para a erradicação do analfabetismo escolar; e municipalização das etapas do ensino fundamental de 1º ao 5º ano e de 6º ao 9º ano, conforme capacidade institucional e financeira do município.

As candidatas presentes puderam manifestar-se e assinaram um Termo de Compromisso com a qualidade da educação no Piauí. A senadora Regina Souza, candidata a vice-governadora pelo PT, destacou a de a Undime-PI buscar o comprometimento das pessoas que pretendem governar o Estado com a educação. “Há muito a ser feito. Temos um Plano Nacional de Educação que não esta sendo olhado. Ele é um verdadeiro manual. Considero que deve ser o guia de todo gestor”, declarou.

Já a professora Sueli Rodrigues, candidata do PSOL ao Governo do Estado, destacou a importância da rede educacional integrada. “Estar aqui é firmar o compromisso com uma rede de educação para o nosso estado, buscando que essa rede enfrente os problemas que temos e que a educação púbica de qualidade seja uma meta dessa rede”, declarou.

Um dos principais pontos de destaque do encontro foi a discussão acerca do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios. Trata-se de iniciativa visando à coordenação das ações e a colaboração entre os municípios e/ou entre estes e estados, visando reduzir custos e otimizar o uso dos recursos. “É necessário que o regime de colaboração entre Estado e Municípios piauienses realmente aconteça de forma efetiva e que o próximo gestor ou gestora cumpra sua obrigação repassando os recursos dos serviços prestados, uma vez que na prática os gestores municipais é que sofrem para administrar os problemas gerados pela falta de repasse por parte do governo do Estado”, afirmou o Prefeito de Francinópolis, Paulo César.