Francinópolis realiza I Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017-2020

Postada em 28/08/2018

Com o tema: Políticas públicas fortalecidas, direitos de crianças e adolescentes prevalecidos. Foi realizado neste sábado dia 25 de agosto de 2018, na sede da Unidade Escola Municipal Antônio Xavier o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2017-2020. Representantes do Poder Executivo e Legislativo, Conselho Tutelar, Educadores da rede Pública de Ensino, Comissão de Articulação Intersetorial do Selo UNICEF, CMDCA, Crianças e adolescentes atendidos em ações do CRAS, servidores das secretarias de Administração, Assistência Social e Juventude, Educação e Saúde, Pelotão Mirim, Policia Militar, Adolescentes do NUCA e população em geral participaram ativamente do evento.

O evento teve início às 8horas com o Café da manhã, credenciamento e acolhimento dos participantes. Logo após aconteceu a abertura oficial marcada por apresentações culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município (CRAS), do Pelotão Mirim e do NUCA; Em seguida aconteceu a apresentação da metodologia do Selo UNICEF, da Linha de Base do Município e Diagnóstico da Criança e do Adolescente. Dando continuidade as atividades do Fórum a Psicóloga do CRAS Sara Virginia, fez a apresentação das políticas e ações ofertadas nas secretarias municipais de Francinópolis.

A programação teve continuidade com a formação dos 11 grupos de trabalhos descritos abaixo:

GT 1: DIREITO AO REGISTRO CIVIL – % de crianças de até 1 ano de idade com registro civil, do total de nascidos vivos.

GT 2: EVASÃO ESCOLAR – Taxa de abandono no Ensino Fundamental

GT 3: PROGRAMAS, SERVIÇOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS PARA FAMÍLIAS VULNERÁVEIS – % de crianças beneficiados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) que estão na escola.

GT 4: ALIMENTAÇÃO INFANTIL – % de crianças menores de 5 anos com peso alto para a idade.

GT 5: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA – % de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 a 14 anos.

GT 6: PRÉ-NATAL – % de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado.

GT 7: ÓBITO MATERNO – % de óbitos de mulheres em idade fértil (MIF) investigados.

GT 8: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO – Distorção idade-série nos anos finais (5° a 9° ano) do Ensino Fundamental da rede municipal.

GT 9: DIREITO À VIDA – % de óbitos infantis investigados.

GT 10: VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE – Taxa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos por causas externas.

GT 11: PROTAGONISMO JUVENIL – % de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral.

Nos grupos foram discutidos os indicadores apresentados na linha de base, como também a elaboração de propostas para a consolidação do Plano de Ação pelos os Direitos das Crianças e Adolescentes.

Logo após os trabalhos em grupos houve a apresentação das propostas entre os grupos participantes, em seguida foi servido o almoço para os participantes e o encaminhamento das proposta para compor o Plano de Ação pelos os direitos de Crianças e adolescentes.

Ao fazer uso da palavra o Prefeito Paulo Cesar enfatizou a importância da gestão por resultados na vida de crianças, adolescentes e população em geral, disse que aderir ao Selo foi um marco importante para garantir a continuidade de políticas e agentes públicos fortalecidos na busca da qualidade de vida do povo Francinopolitano, falou também de projetos e ações voltadas para crianças e adolescentes já existente no município.

A Presidente do CMDCA de Francinópolis, Regiane Morais, falou da importância do trabalho em rede e articulado por todas as secretarias municipais dentro da metodologia do Selo UNICEF e ressaltou a necessidade de valorização e construção de um olhar crítico a respeito das ações desenvolvidas no município.

O Articulador do Selo UNICEF Renato de Sousa definiu o Selo UNICEF como o fortalecimento de um processo continuo que já vem sendo desenvolvido em Francinópolis, que é a busca da qualidade nas politicas públicas voltadas para crianças adolescentes, disse ainda que o Selo traz a oportunidade do trabalho em equipe que fortalece cada vez o município.

Veja mais fotos do evento no FOTOLOG