Curso de Gestão para a Educação Municipal (GEM)

Postada em 26/09/2018

A secretária de Educação, Eliane Morais e a coordenadora da SEMEC, Alzira Barbosa, participaram da 1ª aula presencial do curso de Gestão para a Educação Municipal (GEM), que ocorreu no Auditório Afonso Sena, localizado na Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, bairro Ininga, bloco/física – CCN, no dia 25 de setembro de 2018.

O objetivo do curso é apoiar a formação continuada dos dirigentes e técnicos municipais de todo o país no processo de implementação de políticas educacionais e na correta aplicação dos recursos no setor. O GEM é composto de três etapas – aperfeiçoamento, especialização lato sensu em gestão da educação pública e mestrado profissional em gestão da educação municipal.

A secretária de Educação, Eliane Morais, ressalta que “a complexidade do processo da gestão educacional tem aumentado, consequentemente a responsabilidade sobre vidas e o volume de recursos sob os cuidados dos dirigentes municipais de educação aumentam também e isso exige da dirigente e sua equipe que tenham um conhecimento mais específico para ter condições de gerir todas as áreas da educação municipal da maneira correta, com eficiência e eficácia.”

O curso GEM, na etapa de aperfeiçoamento teve início no dia 14 de agosto de 2018, terá 100 horas de duração e será oferecido na modalidade semipresencial com duração de quatro meses. É um curso com 60 unidades de estudo. Cada uma delas com vídeo-aula, perguntas e respostas e um infográfico com as principais aprendizagens daquela unidade.

O curso é dividido em quatro eixos: Liderança e Gestão; Introdução ao Sistema Municipal de Ensino e Principais Marcos Legais; Estrutura da Secretaria e Práticas Pedagógicas; Administração e Gestão dos Recursos Financeiros. Terminado o curso de aperfeiçoamento, os dirigentes e técnicos municipais de educação poderão dar sequência à sua formação. No segundo semestre deste ano, deverão ser ofertadas 250 vagas para a especialização lato sensu e outras 250 no primeiro semestre de 2019, também na modalidade semipresencial. Ao concluí-la será possível seguir para o inédito mestrado profissional, cuja primeira turma tem previsão de abertura em 2019. O mestrado profissional em gestão da educação municipal será oferecido pela Universidade de Brasília (UnB).