Palestras e oficinas sobre sustentabilidade, alimentação saudável e plantação de mudas marcam as comemorações no dia da árvore nas escolas da rede municipal

Postada em 04/10/2018

Visando a conscientização a respeito da importância e preservação das árvores que são valiosas para o planeta terra, os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Francinópolis participaram, no dia 21 de setembro, de atividades lúdicas em comemoração ao Dia da Árvore. Eles aprenderam conceitos de sustentabilidade e a importância do papel de cada um para a preservação do meio ambiente.

As professoras e gestoras das escolas: Mariano Lopes, José Marques (Malhada Vermelha), Teresa Soares Feitosa e Antônia Gomes Martins (Ed Infantil), desenvolveram palestras, atividades coletivas como pinturas, apresentações com os temas sobre preservação, assim como oficinas para comemorar esse dia simbólico. O ato do Dia da Árvore é para marcar questões como a responsabilidade de cada um de nós com a preservação da natureza”, explica Larine Gomes, coordenadora pedagógica da U. E. Municipal Mariano Lopes.

Cerca de 100 mudas foram plantadas por alunos e alunas ao redor da escola Teresa Soares Feitosa, em comemoração ao Dia da Árvore. “É preciso agir de forma consciente, incentivando o plantio de árvores e outras iniciativas que contribuam com a preservação do meio ambiente.” conclui Josina Moura, diretora da escola Teresa Soares Feitosa. A equipe administrativa e pedagógica da escola utilizou a data não só para conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, mas também para tratar sobre a alimentação saudável no cotidiano de cada um. Para isso, a nutricionista Raelma Costa, ministrou palestra e oficinas sobre o referido tema.

Na escola da Educação Infantil, Antônia Gomes Martins, os alunos desenvolveram atividades dentro e fora da sala de aula. Uma das atividades externas desenvolvidas foi um abraço coletivo nas árvores da escola e um piquenique na sombra das mangueiras da escola. “Quando crianças abraçam árvores e interagem com plantas e outras atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, além de resultados positivos como bem estar, ajuda a criançada a se conscientizar sobre a importância da preservação da natureza” ressalta a coordenadora pedagógica da escola Antônia Gomes Martins, Sebastiana Nascimento.