SEMEC de Francinópolis é contemplada com o Sistema de Tutoria do Programa Nacional de Formação Continuada a distância nas ações do FNDE - FORMAÇÃO PARA ESCOLA.

Postada em 04/10/2018

As coordenadoras pedagógicas da SEMEC de Francinópolis, Alzira Barbosa e Maria da Conceição, participaram da formação continuada à distância nas ações do FNDE, o Formação pela Escola para atuarem como tutoras do Programa Nacional de Formação Continuada a distância nas ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica - FNDE. O encontro foi realizado em Teresina, no auditório do Tribunal de Contas da União – TCE, entre os dias 27 e 28 de setembro. Para que estados e municípios tenham acesso aos cursos do FORMAÇÃO PELA ESCOLA, os gestores da educação devem fazer o pedido nos planos de ações articuladas (PAR). A cidade de Francinópolis é a única cidade do Vale do Sambito contemplada com as vagas para o referido programa.

FORMAÇÃO PELA ESCOLA é um programa de Formação Continuada, na modalidade à distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

O cursista das ações do Formação pela Escola é acompanhado por um sistema de apoio à aprendizagem realizado pelo tutor da Formação, que desempenha o papel de orientador técnico e pedagógico. A avaliação ocorre de duas formas: autoavaliação e avaliação realizada pelo tutor. Participar do Formação pela Escola – FPE é integrar uma rede de cidadãos que têm importante papel na gestão, no monitoramento e no controle social dos recursos públicos destinados à educação. O resultado esperado é a elevação do desempenho dos programas e das ações do FNDE, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ensino.

Os participantes dos cursos seguem um módulo obrigatório de competência básica com carga horária de 40 e 60h. Depois, conforme a área de atuação, optam por módulos temáticos — 1) Competências básicas, com a temática “FNDE e o apoio às políticas  públicas  para a educação básica; 2) Programa Dinheiro Direto na Escola; ) Programas de Transporte Escolar; 4) Programas do Livro Didático; 5) Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); 6) Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB); 7) Controle Social para Conselheiros (CSC); 8) Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) e 9) Censo Escolar.  Previsão de início do curso é ainda no mês de outubro.



Compartilhar no WhatsApp