CRAS proporciona atividades de lazer para os Idosos

Postada em 11/11/2018

A Prefeitura de Francinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizaram na Quinta-feira, 08 de Novembro, um dia de passeios com o grupo  de IDOSOS do SCFV.A programação do passeio iniciou com uma visita ao Santuário de Santa Cruz com pagamento de promessas que foi coroado uma missa. Os idosos visitaram também a nova igreja e o olho d’agua dos Milagres, e em seguida tiveram atividades de lazer no Balneário Buriti Park em São Félix-PI. Durante as atividades foram oferecidos café da manhã, lanches, almoço, sobremesas, show musical, banho de piscina, dinâmicas, bingo com distribuição de brindes. E na oportunidade, os idosos revelaram que estavam felizes com o presente de fim de ano oferecido pela Prefeitura de Francinópolis.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, os serviços oferecidos aos idosos nos CRAS devem proporcionar atividades culturais, esportivas e lazer para essa faixa etária. As atividades desenvolvidas no passeio com os idosos contribuem para o fortalecimento de vínculos, socialização e motivação, com a recompensa de oportunizar aos idosos a satisfação, ou seja, aquilo que os fazem felizes, a buscarem lazer pelo conviver (com o viver), de fazer e manter os amigos, além de estimular a mantê-los ativos com o que lhes permitem ter as alegrias pelo tempo vivido e a ser vivido em todas as fases da vida.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), têm como objetivo garantir a Proteção Social Básica aos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, priorizando beneficiários do PBF, do BPC e idosos, prevenindo situações de risco por meio de desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares. Com os grupos de convivência do SCFV-idosos, crianças e adolescentes de 03 a 17 anos, jovens de 18 a 29 anos, oficinas de danças, capoeiras, balé, música, atividades lúdicas e físicas entre outras e os grupos do PAIF, mulheres e gestantes.