Secretária de Administração de Francinópolis participa de encontro sobre os novos sistemas de Licitação e Contratos Web no TCE e do Lançamento da Escola dos Conselheiros.

Postada em 13/02/2019

A secretária de Administração e Obras, Regiane Morais, acompanhada da Assessora da Prefeitura, Dr. Prisicila dos Santos participaram do lançamento dos novos sistemas de Licitação e Contratos Web. A partir de segunda-feira (11), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) dá início a utilização das novas plataformas dos sistemas Licitações Web e Contratos Web. Para tanto, o Tribunal realizou na sexta-feira (08), na Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC), uma atividade de apresentação dos novos sistemas para gestores e usuários dessas plataformas.

O auditor de controle externo, Elbert Alvarenga, apresentou os sistemas e explicou o por quê da criação dessas novas plataformas.”O antigo Licitações Web foi feito numa plataforma antiga que não é adequada para os padrões atuais de tecnologia, além de estar defasado em relação a legislação. Por isso, o novo sistema é adaptado para todos os navegadores e apresenta novas ferramentas”, explicou.

Além de uma nova plataforma para licitações, foi apresentado um sistema próprio para os contratos dos órgãos municipais e estaduais, que, segundo Elbert, pode agilizar o cruzamento de dados. “O Contratos Web vem para armazenar informações sobre os contratos em vigor, ou já finalizados, que o tribunal não dispunha de forma eletrônica, apenas de forma impressa”, apontou.

Ele ainda tranquilizou os usuários, em relação a migração de processos do sistema antigo para o novo. “Todas as licitações que estavam no sistema antigo serão migradas para o sistema novo, mas as informações de dispensa e inexigibilidade de licitação vão permanecer para consulta, mas não serão migradas porque houve uma modificação total delas. Apenas novas informações serão disponibilizadas no novo sistema”, concluiu.

De acordo com a auditora de controle externo, e integrante da equipe de desenvolvimento do sistema, Auricélia Cardoso, a apresentação ajuda na ambientação dos usuários com a nova ferramenta. “Estamos apresentando o sistema para que os usuários possam conhecer as novas plataformas, aprendam a mexer nos sistemas, vejam as ferramentas que foram incluídas, como proceder para cadastrar e divulgar os procedimentos”, afirmou.

Os novos sistemas foram desenvolvidos por uma equipe composta por membros das diretorias de Tecnologia da Informação (DTI), de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) e Estadual (DFAE), e já estão disponíveis no site do TCE-PI desde segunda-feira (11).

Na quinta-feira (07) a secretária juntamente com a assistente social do município, Ivanildes Santos, representando o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescentes de Francinópolis, participaram do lançamento da escola dos Conselheiros promovido pelo Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescentes, na ocasião foram tratados de assuntos como a Conferência Estadual e as Eleições para escolha de novos conselheiros tutelares.