Conselho e Secretaria de Sáude de Francinópolis realizaram a VII Conferência Municipal de Saúde.

Postada em 27/03/2019

No dia 23 de março de 2019 foi realizada a VII Conferência Municipal de Saúde com o Tema: Democracia e Saúde: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS. A conferência ocorreu na Escola Municipal Tereza Soares Feitosa que teve inicio às 8:30h e ocorreu durante todo o dia e contou com a participação de representantes de todas as secretarias municipais , o prefeito municipal , vereadores e toda a sociedade civil organizada.

A Conferência teve início com a composição da mesa de honra das autoridades presentes, logo após a leitura do regimento interno pela a Presidente do conselho Municipal de Saúde Maria das Dores Gomes dos Santos Loiola, a secretária de Saúde Dulce Orminda Mendes Martins Nogueira em sua fala agradeceu ao público presente e a toda a Equipe organizadora do evento. A conferência municipal é um momento para discutirmos a saúde que queremos para o município de Francinópolis e onde colhemos as propostas a serem realizadas no nosso município e o que podemos melhorar ainda mais dentro da realidade da atenção básica que dispomos através de realizações das ações voltadas para a saúde contando sempre com a participação popular.

O Prefeito Paulo César Rodrigues de Morais fez uma explanação sobre a saúde do município e a importância da Conferência discorrendo sobre o tema Democracia e Saúde.

No retorno do coffee breack foi aberta a plenária onde a Coordenadora da Atenção Básica, Francisca Araújo, fez uma apresentação do território e das ações desempenhadas pela Atenção Básica do município, em seguida a Coordenadora do NASF Aline Mara fez uma palestra sobre a importância da participação popular no SUS.

O Conferencista Mariano Neto, enfermeiro ministrou a palestra : Democracia e Saúde- SUS: História, Desenvolvimento e Atualidade. Após o almoço, ocorreu uma dinâmica para a formação dos grupos que se dividiram em quatro, depois de organizados foi repassado a seguinte discursão: o que pode ser feito para melhorar a saúde de Francinópolis? Em seguida trouxeram as propostas que foram colocadas em votação e aprovadas pela plenária, em seguida forma escolhidos os Delegados para participarem da Conferência Estadual que será realizada em Teresina-Piaui.