Tribunal de Contas do Piauí realiza inspeção no município de Francinópolis

Postada em 07/06/2019

Com finalidade de validar as respostas apresentadas no questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal - IEGM, relativo aos exercícios de 2018, o município de Francinópolis recebeu no dia de hoje (07) a visita das servidoras Kátia Maria de Carvalho Meira e Maria Aparecida de Melo, Auditoras de Controle Externo do TCE/PI que realizaram inspeção junto aos órgãos da saúde e educação. As auditoras analisaram documentação solicitada previamente e fizeram visitas in loco em escola e posto de saúde. As servidoras foram recebidas pelas secretárias de Educação (Eliane Morais) e Saúde (Dulce Orminda), acompanhadas de técnicos e conselheiros municipais da saúde e pnae. O prefeito Paulo César, a Controladora Geral do município Maria dos Reis e a secretaria de Administração e Obras Regiane Morais também estiveram presença na recepção das auditoras.

O IEGM é composto pela combinação dos dados governamentais, da prestação de contas e informações levantadas a partir de questionários preenchidos pelas prefeituras municipais. Esses dados permitirão avaliar a qualidade de gastos e a efetividade das políticas públicas e atividades municipais na educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Os objetivos do índice são compor a consolidação do IEGM Brasil, permitir aos gestores a correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do seu planejamento, contribuir para a transparência e aprimoramento da gestão pública, melhorar a sistemática de acompanhamento e avaliação das políticas públicas, alcançar eficácia e efetividade nas ações de controle externo e fortalecer o controle social.

As Equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas em vários municípios para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).