Secretária de Educação participa de capacitação para gestores educacionais oferecida pelo FNDE em Teresina

Postada em 30/06/2019

Entre os dias 25 e 26 de junho o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM), promoveram o projeto Mais Brasil – FNDE em Ação pela Educação no Estado do Piauí, Francinópolis foi representada pela Secretária de Educação Eliane Morais e pela técnica Joelma Lima.

O encontro teve a finalidade de atender e orientar os técnicos e gestores que atuam na execução das políticas públicas educacionais em diferentes regiões do Estado. A proposta do FNDE, autarquia federal vinculada ao MEC, é aprimorar a gestão dos recursos financeiros repassados pelo Governo Federal.

Os debates aconteceram no auditório da APPM e contou com a participação maciça de 355 gestores e técnicos. O presidente da Casa, Jonas Moura, fez a abertura da reunião, falando aos presentes da relevância desse encontro entre os municípios piauienses com o FNDE.

“Através de uma articulação intensa da APPM conseguimos trazer o FNDE para dentro do nosso Estado, para dentro da nossa Casa, e essa ação é de estrema importância para os municípios. Estamos muito felizes em promover essa reunião e ver o nosso auditório lotado de técnicos, secretários e prefeitos, todos em busca de resolver seus problemas”.

O governador do Piauí, Wellington Dias, esteve no encontro e parabenizou a atuação da APPM no sentido de capacitar os gestores municipais.

O assessor de relações institucional do FNDE, Adalberto Domingos da Paz, falou aos gestores sobre a finalidade do encontro.

“Nós estamos em uma missão aqui no Piauí, para junto com os técnicos da nossa organização promovermos um processo de compartilhamento de conhecimentos, informações e atendimento institucional dos técnicos das prefeituras, secretários de educação, diretores e prefeitos, com a proposta de identificarmos os problemas na execução dos nossos programas, no sentido de que a gente possa dar soluções aos problemas pontuais que acontecem, como no caso das prestações de contas, informações sobre cadastros, uso de saldo, coisas rotineiras que fazem parte da gestão e são muito importantes, pois a gestão é fundamental para que se tenha a boa execução das políticas públicas, em especial e no nosso caso, das educacionais. O FNDE veio ao Piauí para aumentar o conhecimento e o acesso às informações, para que as pessoas que fazem a educação possam exercer o seu papel com muito mais qualidade e boas perspectivas”, finaliza.

Durante o evento aconteceram palestras com técnicos do FNDE sobre a execução e prestação de contas de obras, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Plano de Ações Articuladas (PAR).