Ação do Selo Unicef promove a educação para a cidadania democrática dos adolescentes de Francinópolis

Postada em 29/07/2019

Encerra dia 31 de julho a primeira etapa da ação “Promover a educação para a cidadania democrática #PartiuMudar” realizada pela Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência e pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Francinópolis. Essa ação faz parte das atividades que estão sendo desenvolvidas em busca de premiar o município com o Selo Unicef Edição 2017-2020.

A campanha está sendo realizada com adolescentes com o apoio e dos Agentes Comunitários de Saúde, sob as orientações da Comissão Intersetorial e do NUCA. Foram realizadas visitas no período de fevereiro a abril de 2019 aos adolescentes de 16 e 17 no seio de sua família e na presença dos pais e responsáveis para conscientiza-los da importância de tirarem o título de eleitor e participarem da escolha dos seus representantes.

Essa ação faz parte do desafio #Partiu Mudar do Selo UNICEF e é uma ação de educação para a cidadania democrática que visa a inserção de cidadãos à colaborar ativamente e conduzir ações públicas para a realização dos direitos de Crianças e Adolescentes.

Nessa perspectiva “a cidadania democrática engloba a educação, a informação, as práticas e as atividades que visam, por meio da aquisição pelos aprendentes de conhecimentos e competências, da compreensão e do desenvolvimento das suas atitudes e dos seus comportamentos, capacitá-los para o exercício e a defesa dos direitos e deveres democráticos, para a valorização da diversidade e para o desempenho de um papel ativo na vida democrática, a fim de promover e proteger a democracia e o primado do direito”.

O objetivo desta ação é despertar o interesse do jovem em participar ativamente do processo político eleitoral, fomentando inclusive o alistamento eleitoral e visão critica democrática, baseado no indicador 1.11 do Selo UNICEF, na Ação #Partiu Mudar do Selo UNICEF/TSE elencada ao município ao aderir ao Selo UNICEF e norteado nas discussões do I Fórum Comunitário de Politicas públicas ocorrido em Francinópolis no dia 25 de Agosto de 2018.

No período das férias de julho os adolescentes foram convidados a comparecerem ao Cartório Eleitoral de Elesbão para realizarem o alistamento eleitoral. Os adolescentes estão sendo acompanhados pelos Agentes Comunitário de Saúde de suas respectivas áreas de atuação, por representantes do Conselho Tutelar, representantes do NUCA e da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF. Nesta ação do Selo Unicef a Comissão conta com o apoio da Secretaria de Educação que está disponibilizando o transporte para locomoção dos adolescentes.

O município quando iniciou a ação estava com média de 30% dos jovens com idade entre 16 e 17 anos cadastrados/alistados no TRE. Para termos êxito nesse indicador será necessário alcançarmos a média superior a 76% pra pontuar junto ao Selo UNICEF. Foi uma semana proveitosa e o trabalho vai continuar em nome da Democracia.



Compartilhar no WhatsApp

Fotos