Secretária de Educação, Eliane Morais, participou do IV Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação em Curitiba - PR

Postada em 30/09/2019

Nos dias 26 e 27 de setembro, a Secretaria de Educação de Francinópolis, Eliane Morais, participou do IV Encontro Nacional de Colaboração Intermunicipal em Educação, realizado em Curitiba – PR, representando o Arranjo de Desenvolvimento Educacional (ADE) GE5.

A proposta do evento nacional foi reunir os líderes de Arranjos e Consórcios que compõem a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação e, também, outros líderes de Consórcios e de Arranjos que não a integram, mas que estão desenvolvendo ações conjuntas na Educação. Pela primeira vez, no evento deste ano, houve a união de duas redes: a rede de consórcios e a rede de arranjos. Com o apoio de duas instituições específicas – Itaú Social, grande apoiador de consórcios, e Instituto Positivo, grande mobilizador e apoiador de arranjos no Brasil -, pensou-se na união dessas duas redes. Porque apesar de os secretários de Educação estarem organizados de maneiras distintas, em arranjos ou consórcios, o trabalho, em geral, é o mesmo. Todos eles têm o mesmo propósito

“E o quarto ano consecutivo de realização deste encontro e é um momento importante para que os líderes se conheçam, troquem contatos, se aproximem e percebam que podem aprender cada vez mais uns com os outros através de palestras e oficinas coletivas. A intenção da iniciativa é fortalecer a cultura de colaboração interpessoal e institucional”, ressalta a Secretária Eliane Morais.

Para Eliane Morais, a participação do ADE GE5 nesse evento nacional, implica no desenvolvimento de habilidades, entre elas, gestão e governança, gestão de conflitos, captação de recursos, assim como, amplia as possibilidades de troca, colaboração e aprendizados entre diferentes territórios, fortalecendo as iniciativas que envolvam crianças, adolescentes e jovens. O intuito é proporcionar o compartilhamento de boas práticas e saberes na gestão municipal da Educação, assim como o trabalho conjunto e a otimização de recursos.

A palestra de abertura IV Encontro Nacional de Colaboração Intermunicipal em Educação foi na noite do dia 26, onde o ex-governador do Acre e ex-secretário do Ministério da Educação, Binho Marques, falou sobre “O Regime de Colaboração como instrumento para aumento da equidade educacional”. Já no dia 27, o evento foi exclusivamente dedicado aos membros das iniciativas, que participaram de oficinas temáticas e momentos de trocas de experiências e boas práticas.