Alunos da rede municipal de Francinópolis fazem a prova da 2ª fase da OBMEP

Postada em 30/09/2019

A segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) aconteceu no sábado, 28, às 14h30. Na cidade de Francinópolis na U. E. M. Luís de Castro.

A competição nacional teve recorde de inscritos este ano, com 18,2 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de 54.831 escolas, atingindo 99,71% dos municípios do Brasil.

A OBMEP, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), classifica para a segunda fase os 5% mais bem colocados de cada escola na primeira etapa. O Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental) terá 316.137 participantes; o Nível 2 (8º e 9º anos) contará com 277.852; o Nível 3 (Ensino Médio) 355.237.

Os vencedores serão anunciados no dia 3 de dezembro no site da competição e as cerimônias de entrega dos prêmios da OBMEP ocorrem em 2020, em data a ser definida. Professores, escolas e secretarias de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos na segunda fase.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005, a OBMEP tem como objetivo estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Para a segunda fase da olimpíada, foram aprovados 15 (quinze) alunos da rede municipal de ensino, foram classificados:

Unidade Escolar Antonio Xavier:

Nível 1

Angela Marcia da Silva Morais

Daniel Pereira Mendes

Ezequias Soares Batista

Franciel dos Santos Veloso

Joabe Riquelme Nunes de Sousa

Luis Fernando Soares dos Santos

Maria Itauana de Sousa Barros

Nível 2

Joana Beatryz Campelo da Silva